Encontro reúne líderes do setor para debater estratégias e tendências do mercado imobiliário no cenário atual

Cuiabá, MT – 06 de Novembro de 2023

Nesta manhã (06/11), o presidente do Sindicato das Empresas Imobiliárias de Mato Grosso (Secovi MT), Marco Pessoz, participou ativamente da reunião da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e do Setor Imobiliário (CBCSI) do Conselho Nacional de Comércio (CNC). A reunião, que reuniu líderes do setor imobiliário de todo o país, teve como objetivo discutir os desafios e tendências que o mercado imobiliário enfrentará em 2023.

O evento, realizado no plenário da CNC no rio de Janeiro, que teve como assuntos de pauta  questões como a reforma tributária, a decisão do STF em relação a constitucionalidade da cobrança de contribuição assistencial, além de alguns projetos de lei que tramitam no congresso, sendo destacada também a da agenda legislativa realizada em 2023, que devido ao seu sucesso em relação a ação direta do setor quanto a articulação junto aos deputados e senadores, deve se repetir no ano de 2024.

Outro assunto também debatido foi a reforma tributária que prevê um aumento da carga tributária para o setor de serviços, o que vai impactar diretamente o setor imobiliário no país, além da importância da colaboração e da troca de experiências entre as diferentes regiões do Brasil, o evento também fez um chamamento para o CONAMI 2023 que será realizado em Belo Horizonte – MG nos dias 05 e 06 de dezembro, com a participação de atores importante do cenário imobiliário nacional, por meio de palestras e seminários.

Marco Pessoz, que também é membro do conselho da CBCSI, enfatizou a necessidade de adaptação das empresas do setor imobiliário às mudanças constantes no cenário econômico e regulatório.

“O mercado imobiliário está evoluindo rapidamente, e é fundamental que estejamos atualizados e prontos para enfrentar os desafios que se apresentam”, disse Pessoz. “A pandemia teve um impacto significativo em nossos negócios, mas também nos trouxe novas oportunidades, especialmente no que diz respeito a novos modelos de trabalho e às necessidades em constante mutação dos consumidores.”

Entre os tópicos discutidos na reunião, incluíram a importância da sustentabilidade no setor imobiliário, a evolução da tecnologia na construção e venda de imóveis, as tendências do mercado de aluguel, a regulamentação do mercado e a questão do acesso à moradia.

Durante o evento, Marco Pessoz também enfatizou o compromisso do Secovi MT em promover boas práticas no mercado imobiliário de Mato Grosso e destacou os esforços da associação em apoiar a capacitação profissional, a ética nos negócios e a responsabilidade social das empresas do setor.

A reunião da CBCSI/CNC serviu como um fórum valioso para líderes do setor imobiliário compartilharem suas perspectivas, desafios e sucessos, fortalecendo a colaboração e a unidade do setor no Brasil.