Entrevista coletiva nesta sexta-feira (18) lançou o evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de maio, no Centro de Eventos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), com entrada gratuita mediante inscrição online.

 

Cerca de 4 mil imóveis estarão disponíveis para negociação durante a Feira do Imóvel 2018, evento realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT) e o Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi/MT), com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A comissão organizadora projeta negócios na ordem de 180 milhões em contratos imobiliários nos três dias do evento, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio, no Centro de Eventos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), no Porto, em Cuiabá. A entrada é gratuita, basta fazer o credenciamento no link: http://feiradoimovel2018.tmeventos.com.br/register.php

A Feira do Imóvel reúne 19 expositores entre construtoras, incorporadoras, imobiliárias e instituições. São imóveis novos e usados, sendo apartamentos (na planta e prontos para morar), casas (individuais e em condomínios), lotes urbanos e terrenos em condomínios. A feira dispõe de produtos para todos os gostos, bolsos e tamanhos. Nela, será possível encontrar imóveis com metragem entre 40m²  e 600 m² e preços que variam entre R$ 115 mil e R$ 1,1 milhão. O evento imobiliário foi idealizado para fomentar o mercado de imóveis, oportunizando a aquisição da casa própria ou a troca do imóvel para moradia ou investimento, unindo construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis.

O presidente do Sinduscon-MT, Julio Flávio Campos de Miranda, analisa que o momento é oportuno para aquisição da casa própria, pois o cenário econômico está favorável, especialmente com a oferta de crédito imobiliário, redução da taxa Selic e melhora do índice de confiança do empresário da indústria da construção. “A retomada do crescimento pode ser constatada com o saldo de emprego em Mato Grosso. Enquanto que no ano passado chegamos até março com um saldo de 820 trabalhadores demitidos na construção civil, em 2018 já temos uma saldo de 520 trabalhadores contratados. E o emprego é um termômetro importante para aferir o crescimento do setor”, comemora.

Segundo a Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, a previsão para 2018 é de recursos na ordem de 900 milhões em crédito imobiliário para o estado. Desta forma, o visitante pode contar com o crédito que precisa para realizar adquirir um imóvel. Na Feira do Imóvel 2018, o visitante encontrará as modalidades de crédito para aquisição do imóvel: Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). No PMCMV, a taxa de juros varia de 4,5% a 7% a.a. Já o FGTS, a taxa de juros varia de 5%a 7% a.a e na SBPE de 9,25% a 11,5% a.a. A Caixa responde por quase 70% do crédito imobiliário no país.

O gerente regional de Construção Civil da Superintendência da Caixa em Mato Grosso, José Luiz Dias, disse que há recursos suficientes para o financiamento imobiliário no Estado em suas várias modalidades. “O ano de 2018 tem demonstrado uma reação do mercado, tendo registrado a atuação de todos os nichos: PMCMV, SBPE e FGTS. Então, há recursos da Caixa disponíveis para este momento e esperamos que até o fim do ano possamos fomentar esse mercado importante que ajuda o Brasil a crescer e também as famílias a realizarem o sonho da casa própria”, explica.

O presidente do Secovi-MT, Marco Pessoz, informa que dados coletados junto à Prefeitura de Cuiabá relativos ao primeiro trimestre de 2018 referentes ao

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) comprovam o reaquecimento do mercado. “Além de registrar um volume maior de transações, o ticket médio de gastos com ITBI subiu bastante no trimestre, quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que imóveis de médio e alto padrão voltaram a ser procurados, vendidos. Sinaliza que a economia está sendo retomada e a confiança também. Os números confirmam essa tendência de melhora por isso estamos confiantes na Feira do Imóvel, que já é parte do calendário de Cuiabá”, destaca.

O ITBI é um  tributo municipal que deve ser pago na aquisição do imóvel e a oficialização do processo de compra e venda só será feita após o seu acerto. Sem a confirmação de pagamento do ITBI, o imóvel não pode ser transferido e a documentação não é liberada.

O empresário Paulo Bresser, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária do Sinduscon-MT, recomenda que o momento para comprar o imóvel é agora. “Houve um recuo das taxas de juros e o mercado dispõe de imóveis prontos pra morar com preços especiais e promoções. Os imóveis novos, que serão lançados este ano, só serão entregues dentro de pelo menos três anos e já trarão outros preços. Por isso o momento é  chance que o consumidor precisa para realizar o sonho da casa própria”, enfatiza.

Documentos necessários

Para solicitar crédito para compra do imóvel durante a feira, os interessados deverão levar documentos pessoais: documento de identidade com foto, CPF (se não constar na identidade), comprovante de renda;  comprovante de estado civil;  conta de água, luz ou telefone, condomínio e/ou aluguel. A aprovação do crédito é baseada nas informações do perfil do cliente, que considera renda, capacidade de pagamento e a ausência de restrições cadastrais. Durante a feira, é possível fazer simulações e acessar informações sobre o uso do FGTS no financiamento imobiliário.

Credenciamento e visitação

A Feira do Imóvel 2018 tem entrada gratuita. Para fazer o credenciamento, basta acessar: http://feiradoimovel2018.tmeventos.com.br/register.php

Os  horários de visitação são os seguintes:

25/05 – Sexta-feira – Das 16h às 22h

26/05 – Sábado – Das 14h às 22h

27/05  – Domingo – Das 14h às 21h

Cerca de 300 colaboradores trabalharão no evento, que por sua vez espera um público estimado em 3 mil visitantes.

A Feira do Imóvel 2018 tem patrocínio da Imobiliária Paiaguás Ltda., Construtora e Imobiliária Farias, MRV e Ávida Construtora Ltda. Os expositores do evento são: Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI-MT), Gerencial Construtora, Imobiliária Golden, Cleide Imóveis, Brisas do Parque, MFMT, CMF Construções, Alva Construtora, GMS Construtora, Plaenge, Vanguard, Tirante, São Benedito BRDU e Caixa Econômica Federal.

Da entrevista coletiva desta sexta-feira (18) para o lançamento da feira, também participaram o empresário Guido Grando Junior, presidente do Conselho do Mercado Imobiliário (CMI) e o presidente do Conselho Regional de Despachantes Documentalistas (CRDD), além de representantes de imobiliárias, construtoras e incorporadoras.

 


Fonte

Transcrito de: www.sindusconmt.org.br